Nos últimos anos, os sistemas IO-Link tornaram-se muito difundidos na automação industrial. O IO-Link é um protocolo de comunicação serial de padrão aberto que permite a troca bidirecional de dados de sensores compatíveis com o IO-Link e que também estejam conectados através de um mestre.
Há muitas vantagens no uso de um sistema IO-Link, incluindo ligação padronizada, configuração remota, fácil substituição de dispositivo, diagnósticos avançados e maior disponibilidade de dados. Como os sistemas IO-Link são de padrão aberto, os dispositivos podem ser integrados em praticamente qualquer fieldbus ou sistema de automação.
LIGAÇÃO SIMPLIFICADA
Os sensores IO-Link não requerem nenhuma ligação especial ou complicada. Eles podem ser conectados por meio de cabos de 3 fios padrão econômicos. Além disso, o IO-Link também dispensa o uso de sensores analógicos e reduz a variedade de interfaces de sensores, o que poupa custos com inventário.
MONITORAMENTO REMOTO
O IO-Link mestre transmite dados através de várias redes, fieldbus ou barramentos de dados, tornando esses dados acessíveis para ação imediata ou análise de longo prazo através de um controlador, como CLP ou IHM. Isso proporciona aos usuários mais informações sobre seus dispositivos e permite o monitoramento remoto do desempenho da máquina.
REDUÇÃO DE CUSTOS E MAIOR EFICIÊNCIA
Juntas, as funções proporcionadas pelo IO-Link resultam em redução de custos, maior eficiência de processos e maior disponibilidade da máquina. Esses benefícios são especialmente significativos em aplicações que passam por mudanças frequentes e são altamente influenciadas por um tempo de inatividade prolongado e não planejado.