Há risco maior de incêndio ou de explosão em áreas com presença de líquidos, gases, vapores ou poeiras inflamáveis, ou outros materiais combustíveis, até mesmo em áreas onde eles possivelmente estejam presentes. Faíscas ou temperaturas elevadas de equipamentos elétricos podem causar ignição desses materiais. Os equipamentos eletrônicos que utilizam um design intrinsecamente seguro (IS) podem ser usados para atenuar os riscos em áreas perigosas como essas.

O design IS limita a alimentação e o calor criados por um dispositivo eletrônico a um nível menor do que o necessário para causar a ignição de uma atmosfera perigosa específica. Isso elimina a necessidade de isolar um equipamento eletrônico em carcaças à prova de explosões, reduzindo o custo geral de uma implantação e simplificando a implementação. Além disso, os dispositivos com design IS podem ser acessados e receber manutenção sem necessidade de uma ventilação completa dos perigos atmosféricos na área de trabalho, um processo que pode interromper a produção por um longo período de tempo.

Ao implementar uma estratégia de design IS em uma área perigosas Classe I, Divisão 1, é importante que todo o equipamento usado tenha certificação IS e que o sistema inteiro seja projetado de acordo com o padrão IS. Isso requer o uso de uma barreira isolada aprovada localizada em uma área que não seja de risco. No caso de falha, o excesso de tensão é transferido para trás da barreira, onde poderá passar para o aterramento com segurança.